top of page

Katia Wille | E dai? Eu adoro voar

Curadoria: Isabel Sanson Portella

 

E daí, eu adoro voar

 

Você pode até me empurrar

de um penhasco que eu vou dizer:
- E daí? Eu adoro voar.

Clarice Lispector

 

 

Katia Wille apresenta oito pinturas inéditas, oito momentos em que o movimento ocupa o espaço das telas e leva o espectador a flutuar ao ritmo de mergulhos e voos. As cores fortes, o vermelho vibrante que aparece em todas as telas, e o traço robusto contrastam com a delicadeza e a fluidez do tema.

 A mulher surge poderosa, ocupando um espaço de liberdade e expandindo seus limites. Voa, mergulha, exercita os músculos, os pensamentos e os desejos. Não é a mulher sensual que Katia nos apresenta. Os trajes de banho protegem o corpo, mais ocultando do que expondo. Nada há na obra que suscite a sexualidade feminina. Os corpos são firmes, braços e pernas musculosos. Os cabelos, objeto de vaidade das mulheres, estão ocultos, cobertos por toucas.  Mas por todas as imagens perpassa uma necessidade inquietante de afirmação do feminino. Uma nova identidade, mais consciente, que a faz existir acima de tudo que sempre a prendeu ao chão.

 A artista retrata uma mulher que dialoga com seus contrastes, o frágil e o forte, o emocional e o racional. Usa a (re) significação do espaço para o desenvolvimento de sua questão: a procura constante da mulher contemporânea que busca ir alem dos limites impostos pela vida quotidiana, numa permanente dança, em um movimento incessante de morte e renascimento, perdas e encontros, conectados sempre por um fio, que a qualquer momento pode ser rompido.

 

bottom of page